Nos termos do Despacho n.º 921/2019, de 24 de janeiro, é alargado o regime de gratuitidade dos manuais escolares, no início do ano letivo de 2019/2020, a todos os alunos que frequentem a escolaridade obrigatória.
Cada aluno tem direito a um único exemplar dos manuais adotados, por disciplina e por ano letivo, sempre que possível a partir da reutilização de manuais escolares recolhidos no ano letivo anterior na mesma escola ou em qualquer outra escola do agrupamento que o tenha adotado.
Os encarregados de educação responsabilizam-se pelo eventual extravio ou deterioração do manual recebido, ressalvado o desgaste proveniente do seu uso normal, prudente e adequado, face ao tipo de uso e disciplina para que foram concebidos, estado em que foi recebido pelo aluno, idade do aluno e outras circunstâncias subjetivas e objetivas que tornem inexigível esta responsabilidade.
Para beneficiar da entrega gratuita de manuais escolares os encarregados de educação terão de registar-se na plataforma www.manuaisescolares.pt. No momento do seu primeiro acesso será pedido a confirmação do seu número de contribuinte, sendo obrigatório os encarregados de educação terem consigo os seus dados de acessos ao Portal das Finanças para que seja efetuada a sua validação. Não os tendo, os encarregados de educação deverão solicita-los no Portal das Finanças.
A partir da plataforma terão acesso aos dados escolares do(s) seu(s) educando(s), aos vouchers correspondentes aos seus manuais escolares e à lista das livrarias aderentes onde poderão ser feitos os seus levantamentos. A validação para o levantamento de manuais escolares pressupõe a impressão dos vouchers ou a apresentação dos mesmos em formato digital.
Não havendo
possibilidade para aceder à internet, o encarregado de educação deve dirigir-se
à escola onde está matriculado o seu educando e solicitar os vouchers em papel.
No final do
ano letivo, os manuais escolares disponibilizados gratuitamente através da
plataforma MEGA deverão ser devolvidos a este Colégio numa lógica de
promoção da reutilização dos mesmos. Neste sentido, os livros devem ser
entregues em bom estado. Considera-se bom estado aquele que decorra da normal
utilização do manual escolar.
Para mais informação consulte o link: https://manuaisescolares.pt/