Línguas Estrangeiras | Língua estrangeira I – Inglês: inicia-se obrigatoriamente no 5.º ano de escolaridade e prolonga-se até ao final do 3.º ciclo. Língua estrangeira II - Francês: inicia-se no 7.º ano de escolaridade, prolongando-se até ao final do 3.º ciclo. |
---|---|
Português Língua Não Materna | Para os alunos cuja língua materna não é o português, visa a aquisição e consolidação de competências no domínio da língua portuguesa ao nível da oralidade e da escrita, que lhes permitam a sua integração, com sucesso, no sistema educativo nacional e na sociedade, de acordo com o respetivo nível de proficiência linguística. |
Cidadania e Desenvolvimento | No âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania, o Colégio implementa a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, enquanto disciplina autónoma e como um espaço que privilegia uma abordagem interdisciplinar ao nível do Conselho de Turma. Funciona numa organização semestral de forma a possibilitar a realização de projetos interdisciplinares, sob a responsabilidade de um docente e partindo da decisão acerca dos domínios a trabalhar e das competências a desenvolver ao longo do ano letivo, definidos em sede de Conselho de Turma. |
Disciplinas de Oferta do Colégio | · Teatro/Expressão Dramática · Dança · Música · (…). Tendo em conta a especificidade de cada ano letivo, pode haver um reajustamento das disciplinas de oferta. |
Apoio ao Estudo | Obrigatória para o Colégio e de frequência facultativa para os alunos, exceto para os referenciados pelo Conselho de Turma, desde que obtido o acordo dos encarregados de educação. |
Formação Transdisciplinar | - Utilização da Língua Portuguesa: com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos no âmbito dos diferentes domínios da língua portuguesa em todas as componentes curriculares, bem como em todas as vertentes da vida pessoal, social e profissional, os professores, ao nível das diferentes disciplinas, e o Conselho de Turma são responsáveis pela promoção de conhecimentos e aptidões específicas no âmbito da língua portuguesa, nos diferentes contextos dos processos de ensino e de aprendizagem. - Utilização das TIC: assume um carácter recorrente nas diversas componentes curriculares em situação de aula e extra-aula, sendo aplicadas na contextualização e consolidação de aprendizagens. - Cidadania : o desenvolvimento do sentido ético, incentivando atitudes que fomentem a participação e o empenho, o sentido de responsabilidade e a relação com os outros propicia o crescimento harmonioso dos alunos, contribui para a sua formação enquanto cidadãos competentes, autónomos e responsáveis. - Formação Pessoal e Social: com o intuito de desenvolver um processo educativo promotor da educação para a cidadania, reforçando o seu carácter transversal, a abordagem das temáticas da Formação Pessoal e Social é efetuada em articulação com os conteúdos programáticos das disciplinas, numa perspetiva interdisciplinar e de sequencialidade ao longo dos ciclos. |