O centro de apoio à aprendizagem é uma
resposta educativa disponibilizada pela escola cuja ação educativa complementa
a ação desenvolvida com o aluno em sala de aula ou noutro contexto de
aprendizagem, com vista à inclusão. Conta com a intervenção de todos os agentes
educativos, nomeadamente o docente de educação especial.
O centro de apoio à aprendizagem, em
colaboração com os demais serviços e estruturas da escola, tem como objetivos:
·
apoiar a inclusão das crianças e jovens no grupo/turma e nas rotinas e
atividades da escola, designadamente através da diversificação de estratégias
de acesso ao currículo;
·
promover e apoiar o acesso à formação, ao ensino superior e à integração
na vida pós -escolar;
·
promover e apoiar o acesso ao lazer, à participação social e à vida
autónoma;
·
promover a qualidade da participação dos alunos nas atividades da turma a
que pertencem e nos demais contextos de aprendizagem;
·
apoiar os docentes do grupo ou turma a que os alunos pertencem;
·
apoiar a criação de recursos de aprendizagem e instrumentos de avaliação
para as diversas componentes do currículo;
·
desenvolver metodologias de intervenção interdisciplinares que facilitem
os processos de aprendizagem, de autonomia e de adaptação ao contexto escolar;
·
promover a criação de ambientes estruturados, ricos em comunicação e
interação, fomentadores da aprendizagem;
· apoiar a organização do processo de transição para a vida pós-escolar.
Tipologias
·
Apoio Educativo às
diferentes disciplinas / Oficinas de Aprendizagem (Português e Matemática)
·
Apoio Português
Língua Não Materna
·
Apoio
Psicopedagógico
·
Apoio Tutorial/
Tutorias
·
Apoio no âmbito dos
Planos de Acompanhamento Pedagógico Individual, Relatórios Técnico-Pedagógicos
e Programas Educativos Individuais
·
Planos Individuais de Trabalho
·
Acompanhamento
Educativo